Comida peruana – Ají Peruano

Comida peruana – Ají Peruano – introduçãoaji-peruano

Não são poucas as pessoas que ao chegar a uma cebicheria (aqui no Peru) e pedem pratinho emblema sem “ají” ou com um pouquinho para que não arda muito. Porém, a grande maioria dos peruanos prefere a comida peruana com o seu toque de ají, para reafirmar que estão comendo como peruanos, muitos acreditam que o DNA da gastronomia peruana tem em essa pequena ou grande sensação de ardor o segredo do sabor.

Segundo uma pesquisa realizada em Lima, 89% de lares do Peru acompanham suas comidas com alguma salsa ou creme picante. Este dado pude ser confirmado no dia a dia, em um almoço com os amigos do trabalho, nos jantares familiares, na casa da sogrinha querida ou em uma visita ao restaurante. O peruano, além de comer generosamente, gosta que a comida esteja “picante” (assim se referem ao ardor da pimenta).

Ají Peruano e suas variedades

comida-peruana-aji-peruano

No Peru existem aproximadamente 50 variedades de ají. Todos com um nível de ardor diferente, alguns só são utilizados para dar sabor ao prato enquanto outros são protagonistas excepcionais na mesa peruana.

O ají amarillo (pimenta amarela) é um dos mais importantes na cozinha peruana. é utilizado para preparar um sem fim de pratos criollos como causa, ají de gallina, escabeche, etc. Segundo um pesquisas, 75 % de lares peruanos fazem uso do mesmo através de salsas (molhos) ou cremas (cremes) de ají amarillo.

O ají limo (dedo de moça), indispensável para o clássico cebiche peruano é outro das referências da gastronomia peruana. Assim como o ají panca é para anticucho peruano e o ají mirasol é para a ocopa. O rocoto caminha por si só e é protagonista do prato mais importante da comida arequipeña (Rocoto relleno).

2 Replies to “Comida peruana – Ají Peruano”

  1. Wonderful site you have here but I was curious if you knew of any community forums that cover the same topics discussed in this article?

    I’d really like to be a part of community where I can get suggestions
    from other experienced individuals that share the same interest.
    If you have any suggestions, please let me know. Many thanks!

  2. Desculpe eu sou apenas um criador de conteúdo uso esse blog para conseguir trabalhos como redator

Comments are closed.