Comida Peruana: Como preparar Ceviche Tradicional Peruano

ceviche-peruanoComida Peruana:  Ceviche Peruano – introdução

Ceviche Peruano de peixe é o prato tradicional do Peru.

Os peruanos consideram seu prato bandeira e se sentem especialmente orgulhosos dele. No ano de 2004, O Instituto Nacional de Cultura (INC) declarou o Ceviche Patrimônio Cultural da Nação por sua importância dentro da gastronomia Peruana e pelo que representa fora das fronteiras do Peru. Desde 2008 o Ceviche Peruano tem o seu dia nacional e se comemora cada 28 de junho.

O ceviche é um prato que não só se come no Perú como também em muitos países da América Latina, como por exemplo: Chile, Costa Rica, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Porto Rico. No entanto muitas hipóteses concordam que o Ceviche original é Peruano.

Historia do Ceviche Peruano de Peixe

Existem diferentes teorias sobre a origem do ceviche peruano e nenhuma foi comprovada nem documentada suficientemente para assegurar sua originalidade. Porém, a que tem mais valor ou veracidade é a que faz referência a um prato preparado no Antigo Peru, exatamente na cultura Moche, que se desenvolveu faz mais de dos mil anos no norte do Peru. Dizem que os moradores desta cultura preparavam um prato a base de peixe marinado com suco de tumbo (fruta ácida proveniente da cordilheira dos Andes na selva alta) e que em algumas zonas da costa peruana se adicionava sal e pimenta.

A chegada dos espanhóis aporta dois novos ingredientes: a cebola e a laranja. As mulheres moriscas que chegaron com Francisco Pizarro misturaram estes ingredientes junto com o peixe e denominarão o mesmo como “sibech” que em árabe significa “comida ácida” e do qual finalmente se derivo o nome Ceviche.

E isso não é tudo, também existe una grande discussão sobre escritura correta. As diferentes versões com as que se referem a este delicioso prato são as seguintes: Ceviche, Cebiche, Seviche e Sebiche. Como quer que seja, o mais importante é que el Ceviche peruano es capaz de unir a amigos e familiares em torno a uma mesa para ser disfrutado em um ambiente de amizade e alegria.

Receita de comida peruana: Ceviche Peruano

INGREDIENTES

 

1 kg de peixe fresco

1 cebola roxa cortada em juliana

1 ají limo (pimenta dedo de moça)

10 limões

1 batata doce

1 alface

Coentro picado

1 milho cozido

Sal e pimenta a gosto

Preparação:

  1. Cortar o peixe em quadrados de 2 a 3 centímetros, sempre escolha um peixe fresco e de carne branca.
  1. Adicione o peixe cortado na tigela e adicione o suco dos limões sobre o mesmo diretamente. O suco deve quase cobrir o peixe. Acrescente sal e pimenta a gosto, meia colher de alho moído, cebola e um pouco de coentro picado
  1. Adicionar 3 ou 4 cubos de gelo para esfriar a preparação por 3 minutos
  1. Deixar repousar por alguns minutos, isso depende do gosto de cada pessoa.
  1. Para servir decoramos o prato com a alface, pedaços de batata doce e colocamos o ceviche ao centro.