Os 10 pratos mais populares da comida típica peruana

Comidas Típicas Peruanas – Introdução

Hoje, nós vamos apresentar uma lista das dez comidas peruanas mas destacadas. Como todos já devem ter ouvido falar a comida peruana é classificada por vários especialistas como uma das melhores do mundo (eu posso atestar porque vivo em Lima). Tudo isso, se deve a sua grande riqueza e variedade de alimentos e originalidade em cada uma de suas comidas, o que encanta a todos os turistas.

Ao chegar ao Peru (Além de conhecer Machu Picchu e outros pontos turisticos) uma das principais razões da visita é saborear um prato da culinaria peruana. Para muitos turistas é um prazer sentir a tradição e a mistura de culturas ao provar esta comida tão gostosa.

Os 10 pratos mais popolares da cozinha peruana

 

Pollo a la brasa (frango marinado assado em brasas)

comida-peruana-pollo-a-la-brasa

Poderiamos dizer que este é um dos pratos mais consumidos no Peru. Sua carne marinada é cozida no calor do carvão em fornos especial que faz o frango girar no seu próprio eixo (tipo as maquinas elétricas, porém com brasas). O pollo a la brasa não é tão caro é você podem encontra em qualquer lugar do Peru nas chamadas “Pollerias”.

Ceviche peruano

peruvian-food-ceviche

O Ceviche peruano é um dos pratos mais amados aqui do Peru. Tanto é, que o mesmo é considerado patrimonio cultural da nação. Existe uma grande variedade dependendo da região e do peixe utilizado. Para quem não sabe trata-se de um peixe marinado no limão (peruano) com cebola roxa, sal, ají limo, etc. A preparação deste prato é única e muitos consideram o mesmo como um prato afrodisiaco.

Picante de cuy (Preá no Brasil)

comida-peruana-picante-de-cuy

Trata-se de um prato típico do Peru que se come desde a época pré-inca e foi uma das comidas peruanas mais importantes. Além disso, o Cuy é um animal que contém uma grande quantidade de proteína, Omega 3 e não tem gordura. A preparação varia de acordo com a região.

Olluquito com Charque

comida-peruana-olluquito

Este prato é um dos mais representativos, uma vez que tem dois ingredientes que são exclusivamente peruanos: olluco, um tipo de batata que cresce nos Andes e charque, carne seca de Llama ou Alpaca, que são produtos próprios do Peru. É um prato típico da região serrana peruana.

Causa rellena de pollo ou atum

comida-peruana-causa

É outro prato muito popular à base de papa amarilla (batata amarela) ají verde e suco de limão. A preparação suporta várias versões. Atualmente, é acrescentada maionese.

Experimente: Receita Causa rellena de pollo

Lomo saltado

comida-peruana-lomo-saltado

Um prato peruano único que nasceu da fusão da comida peruana com achinesa. A técnica de preparação na frigideira (wok) a carne é salteada e flambada. Este é um dos pratos típicos criollos mais pedido aqui no Peru. Os brasileiros gostam muito! Encontramos o Lomo saltado  na maioria dos restaurantes peruanos.

Ají de gallina

comida-peruana-aji-de-gallina

Aparece da fusão de ingredientes espanhóis e quéchuas. O frango é desfiado e misturado com uma preparação simples à base de caldo, ají, leite e pão e é servido com batatas, azeitona preta e ovo cozido. Tem um sabor picante. É fácil de ser preparado.

Rocoto relleno

comida-peruana-rocoto-relleno

Seu nascimento foi em Arequipa. É um prato típico peruano que se encontra em qualquer restaurante arequipeño. Se prepara com um rocoto, pimenta parecida ao ají, este rocoto é recheado com carne picada e outros ingredientes.

Papa a la Huancaína

comida-peruana-papa-a-la-huancaina

É uma entrada clássica peruana para dias festivos. Sem dúvida, um dos mais gostosos e fáceis pratos de fazer. Típico da cidade de Huancayo, em Junín,daí o seu nome. É composto por batatas amarelas(papa amarilla), pimenta, leite,pão e queijo. O prato original é preparado com batán (moedor de pedra), mas agora foi substituída pelo liquidificador.

Anticuchos de Corazón

comida-peruana-anticucho-peruano

O Anticucho peruano é feito com troços de coração de boi, especialmente é temperada com um molho vermelho chamado ají panca e colocado no espetinho. Faz parte do churrasco em família e é acompanhado de milho, batatas cozidas, molho de pimenta e chicha morada ou chicha de jora. Normalmente eles comem em feriados. No entanto, você pode encontrá-los nas chamadas carretillas de Lima, no distrito de Barranco, no parque dos Suspiros e em alguns restaurantes.

2 Replies to “Os 10 pratos mais populares da comida típica peruana”

Comments are closed.