Comida peruana – Como preparar Causa Rellena de pollo

comida-peruana-receta-causa-limeña

 

Comida peruana: Causa Rellena de Pollo – introdução

A causa, também conhecida como Causa Limeña é um prato típico e representativo da gastronomia peruana, o mesmo tem como origem a era pré-colombiana, já que no antigo Peru este prato era preparado com batata amarela (papa amarilla) prensada com pimenta picada (ají amarillo).

Causa limeña, isso mesmo este prato possui um nome meio estranho para os brasileiros, isso porque “causa” se pronúncia como a “calça” (utensílio de vestir no Brasil), porém se lemos vamos entender como “causa” que significa: casualidade, razão, motivo, origem. E não estaríamos equivocados porque há um fundo histórico aí.

Este delicioso prato que é muito consumido no verão de lima, que é servido como uma entrada nos principais restaurantes locais. Já existe desde o vice-reinado, seu nome vem do Quechua: Kausai que significa sustento necessário e alimento, ou o que alimenta, assim também era conhecida a batata.

Há outra hipótese sobre o nome, embora este prato de comida peruana puramente de Lima, já existisse desde o vice-reinado, não tinha um nome específico, até que foi popularizado quando o libertador José de San Martin, proclamou “O Peru desde este momento é livre e independente da vontade geral dos povos e pela justiça de sua “causa” que Deus defende”, foi nesse momento em que a prato ganhou o nome de “Causa”.

Como já foi comentado antes, este prato tem como base a batata amarela, que é encontrada aqui no Peru, os demais ingredientes são: ají amarillo (pimenta local), suco de limão, ovo cozido, azeitonas pretas, abacate e alface (decoração). A preparação é bem variada, a causa pode ser recheada com atum, frango, frutos do mar e outras variedades de carnes brancas. Se você está em lima não deixe de provar uma Causa limeña. Agora se não tiver pode tentar prepara-la.

Receita de comida peruana: Causa Rellena de Pollo

INGREDIENTES

Receita para 8 pessoas:

1,5 kg Batatas amarelas
½ xícara de óleo
3 ou 4 limões suco
03 Pimenta amarela liquada (ají amarillo)
Sal
01 Peito de frango desfiado
½ xícara de maionese

Decoração e complemento:

4 ovos cozidos, cortados
08 azeitonas sem caroço cortadas na metade
½ xícara de salsa picada
2 tomates em fatias finas
Folhas de alface.

PREPARAÇÃO

– Ferva as batatas com sal e metade de uma fatia de limão, tomando cuidado para não se desfaçam quando cozidas.

– Para passar-los facilmente pelo prensador de batatas, você tem que descascar e passá-las pelo mesmo o mais quente possível. Deixe esfriar.

– Quando a batata pressada esta fria adicione a quantidade de sal necessária, suco de limão, azeite e a pimenta liquidificada, misture todos os ingredientes provando o sabor, se você notar que a massa estiver muito seca, acrescente o óleo e um pouco de caldo obtido a partir do peito do frango até obter uma massa maleável que não desfaça quando se trabalha.

– Em uma tigela estender metade da massa, misture o frango em pedaços com maionese e espalhe sobre uma forma de capa, cubra o recheio com a outra metade da massa, pressionando um pouco ao fazê-lo. Decore com azeitonas, ovos, tomate, salsinha picada e folhas de alface.

– Outra forma de apresentação é por meio de rocambole, para isso, estenda sobre uma uma folha de plástico toda a massa, nela coloque o frango e continue a rolar, ajudando com a folha de plástico, uma vez formado o rolo decorar o mesma forma.

Também é possível fazer em pequenas formas.

 

Como preparar a Causa Rellena Peruana

Vídeo de referência:  AndinaWeb

Nota: o vídeo mostra como preparar com todos os ingredientes já prontos