Comida peruana – Como preparar Salsa Criolla

salsa-criolla-comida-peruana

 

Comida peruana: Salsa criolla – introdução

Também chamado de Salsa Criolla Limeña (molho) é um excelente complemento para acompanhar alguns dos melhores pratos peruanos.

Ele pode ser usado como um acompanhamento para entradas, entradas ou pratos principais. Não é possível imaginar um pão com chicharrón sem a Salsa Criolla ou arroz com pato, papa rellena (batata recheada). Mas, na verdade, ele pode ser usado como um complemento para praticamente qualquer prato.

Apesar de existirem outras versões da Salsa Criolla em outros países, a versão peruana se distingue pela utilização do Ají amarillo (pimenta amarela pouco picante).

Proponho preparar este molho, que como já foi mencionado funciona como um “curinga” na cozinha peruana. O molho denominado (Salsa Criolla) é servido como acompanhamento para complementar muitos pratos como tacu tacu, arroz com frango, sanduíches de carne, tamales, batatas recheadas ou butifarras (O sanduíche típico da culinária do Peru)

Não há uma só maneira de fazê-lo, poderemos mudar o tipo de pimentas são utilizadas ou o uso de salsinha por ou hortelã.

Aqui eu apresento uma combinação tradicional, amigável e deliciosa, levemente picante, certamente será muito bem recebida pelos paladares brasileiros mais acostumado a sabores suaves.

RECEITA DE COMIDA PERUANA

Salsa Criolla Peruana

Ingredientes: 1 porção

  •  1 cebolas roxas cortadas em juliana (tirinhas)
  •  1/2 pimenta amarela peruana (ají amarillo)
  •  1 limão peruano
  •   1 colher de salsinha picada finamente (pode substituir por hortelã no caso de usar para acompanhar carne de porco)
  •  Óleo vegetal (opcional)
  •  Pimenta branca (pitada)
  •  Sal (a gosto)
  • AJI-NO-MOTO (o segredo)

Preparação

Corte a cebola e a pimenta amarela em juliana. Deixar a cebola de molho em água com uma pitada de sal. Escorra e deixe secar. Coloque a cebola em uma tigela e tempere, adicionando o suco de limão e incorpore a pimenta amarela, pimenta branca, sal e uma pitada aji-no-moto. Mixture tudo e coloque a salsinha picada, opcional pode adicionar um pingo de óleo.

Como preparar a Salsa Criolla Peruana

Vídeo: LA LUCHA

Nota: o vídeo mostra como preparar com todos os ingredientes já prontos