Gastronomia Peruana

comida-peruana-gastronomia-do-peru

A cozinha peruana, é considerada como uma das mais privilegiadas do mundo, porque herdou da história seu engenho, sua mestiçagem e seu sabor. A fusão de sua cozinha peruana  se deve ao intercâmbio cultural ao longo do tempo, onde se destacam a imigração espanhola, africana, chinesa, japonesa e italiana. A variedade de seus pratos nasceu à medida que a mestiçagem crescia, ou enquanto os imigrantes chegavam ao porto do Callao.

Da mestiçagem se destaca o inigualável anticucho de corazón, o tacu-tacu e a carapulcra, pratos que trazem a herança africana. As nutritivas massas chegaram com os imigrantes italianos, e suas adaptações deram como resultado pratos caseiros como os talharines verdes ou vermelhos. O ceviche, prato insígnia peruano, nasce da fusão com a cozinha nipônica. Finalmente, a corrente novoandina promove os ingredientes autóctones servidos em toalha branca, resgatando desta maneira o sabor nacional com o qual nos sentimos plenamente identificados.

Como a cozinha peruana é vista no mundo?

Para Ferrán Adriá, Chef proprietário do mítico restaurante El Bulli, na Espanha, reconhecido como um dos melhores cozinheiros do mundo: “Sei que a cozinha peruana tem muita tradição e uma grande variedade de produtos que certamente me surpreenderiam. O que é tradicional para os peruanos pode ser moderno para nós. A combinação de sabores doces, salgados e ácidos também é algo diferente. Isso faz com que a cozinha peruana seja muito pessoal, com muita tradição, mas também muito aberta para as mudanças. Acho que a peruana é uma das cozinhas do mundo que dará muito o que falar”.

Juan Mari Arzak, Chef proprietário do restaurante Arzak, distinguido com três estrelas Michelin, afirma: “O Peru é um dos lugares que quero conhecer. Ouvi falar muito do ceviche, das batatas peruanas, que são como joias. Li muito sobre sua gastronomia e acho que é considerada uma das grandes cozinhas mundiais. É uma cozinha com herança, que tem raízes, com uma dieta equilibrada. Geralmente as cozinhas vão evoluindo com o tempo, e algumas perdem sua riqueza devido à mudança de alimentos, mas parece que na peruana isso não aconteceu, pois a qualidade de seus produtos não tem nada a ver com o preço. No Peru existem ótimos mercados e excelentes ingredientes, uma variedade imensa. O país tem de tudo, além de uma história que muita gente não sabe que vem de lá”.

Madrid Fusión

O evento gastronômico Madrid Fusión é um dos acontecimentos gastronômicos mais importantes da Europa. E a comida peruana fechou o evento com chave de ouro, já que foi oferecido um potente cardápio nacional, que foi uma grande revelação para os comensais europeus. Os suculentos pratos peruanos foram elaborados por chefs peruanos que trabalham em restaurantes europeus. E um grupo de representantes nacionais viajaram à Espanha para preparar o menu crioulo-marinho. Mariano Valderrama, presidente da Sociedade Peruana de Gastronomia (Apega), afirmou que no evento se destacará a presença do Peru e se consolidará o boom gastronômico de nosso país.

Fonte: http://www.peru.travel

One Reply to “Gastronomia Peruana”

  1. La citada vianda es introducida en este territorio desde los primeros anos de la presencia espanola que vino con sus esclavos africanos. Cortes y tecnicas japonesas muy prolijas en la presentacion de los platos, se unen a salsas y preparaciones peruanas y nace una nueva vertiente culinaria en el Peru.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *