Comida peruana – Quinoa Peruana

Comida Peruana – Quinoa Peruana – Introdução

imagen-quinua-edelnor

Considerada o grão de ouro. A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o ano 2013 como o Ano Internacional da Quinoa, um astro dos nossos grãos dos Andes. Alimento ancestral, insumo nutritivo, na erapré-hispânica foi um dos insumos mais importantes –junto com a batata- na dieta peruana.

Segundo dados da FAO (Food and Agriculture Organization), esta planta andina teve sua origem nosarredores do lago Titicaca, que é compartilhado pelo Peru e pela Bolívia -onde seencontra a maior diversidade e variação genética-, e sua domesticação pode ter ocorrido entre os anos 3.000 e 5.000 antes de Cristo.

comida-peruana-quinua

Também indica que a quinoa cresce de forma natural na zona andina, da Colômbia (Pasto) até o norte da Argentina (Jujuy e Salta) e o sul do Chile, sendo a Bolívia e o Peru os maiores produtores da região. No entanto, seu cultivo espalhou-se pelo mundo. Os Estados Unidos também são grandes produtores do apreciado grão. Na França, Inglaterra, Suécia, Dinamarca, Holanda e Itália também a cultivam, assim como no Canadá, no Quênia e no norte da Índia.

Em termos de valor nutricional, se sabe que é um bom alimento para crianças e esportistas (tem um alto valor proteico), diabéticos (contém gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, o que diminui o colesterol no sangue), celíacos (contém pouquíssimo glúten) e pessoas com intolerância à lactose. Possui maior quantidade de minerais que os cereais (seu conteúdo de vitamina B e C é superior ao do trigo), e é rico em fibras. Também age como antioxidante.

Por todos esses motivos, a gastronomia peruana nunca perdeu de vista a quinoa. Embora seu consumo esteve associado aos pratos caseiros, preparados da maneira mais humilde, foi com o movimento da cozinha Novo Andina que se propôs sua revalorização. O célebre quinoto, criado há três décadas, demonstra isso, e poderia ser considerado o ponto de partida para a criatividade que, ainda que de forma paulatina, destacou este ingrediente na mesa gourmet.

Hoje em dia o Peru orgulha-se não só do sabor e da textura deste grão, mas também das muitas variedades orgânicas que nossos agricultores andinos se encarregam de proteger.

Comida Peruana – Quinoa Peruana – vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=i6EMEBKEFuM

Texto: http://www.peru.travel/

Video: Ministério de Agricultura do Peru